A combinação entre exercícios aeróbicos e a natação trazem benefícios como o fortalecimento do corpo e melhora na circulação sanguínea

É comum saber que a hidroginástica, por ser praticada por muitos idosos e gestantes, trazem benefícios para esses grupos. No entanto, essa atividade física traz melhoras para pessoas de todas as idades, em diversas etapas da vida.

Os exercícios praticados dentro da água evitam impactos que atividades terrestres possam causar, sendo uma modalidade que pode ser mais confortável para o seu corpo.

A combinação entre exercícios aeróbicos e a natação trazem benefícios como o fortalecimento do corpo e melhora na circulação sanguínea. Para que você possa entender melhor a respeito, separamos cinco benefícios que a hidroginástica pode trazer à sua saúde. Confira:

  • Ossos e músculos

O fortalecimento dos ossos e o auxílio em evitar fraturas, também são práticas adquiridas por essa modalidade, devido à absorção de cálcio. Além disso, por conta do esforço gerado em contrair os músculos, estes se fortalecem se as atividades forem praticadas com certa frequência.

  • Circulação sanguínea

A contração muscular somada aos exercícios aeróbicos estimulam o trabalho na circulação sanguínea, além das pressão sofrida pela água, ajudando também em outras funções, dependendo das séries e tipos de exercícios praticados.

  • Doenças Cardiovasculares

Doenças cardiovasculares podem ser prevenidas se você fizer algumas atividades, como é o caso da hidroginástica. Esta pode reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, consequentemente auxiliando no desempenho do coração através da melhora na circulação sanguínea.Foto: Reprodução

De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo, pessoas com hipertensão são beneficiadas com essas práticas aeróbicas, pois a dilatação dos vasos sanguíneos, devido ao calor gerado pela água e a melhor circulação causada pela pressão da água no corpo, realizam essa função.

  • Respiração

Inspirações mais profundas, provocadas pelas atividades feitas na hidroginástica, podendo trazer desenvolvimento à sua capacidade .

  • Flexibilidade

O estímulo que a hidroginástica pode gerar é através dos seus movimentos amplos, que influenciam na flexibilidade do seu corpo. Outra função para o corpo são melhorias para pessoas que possuem desvios posturais, dores articulares e dores na coluna.