É importante investir em uma dieta saudável para se proteger de problemas na saúde que surgem com o passar da idade.

Por: Bruna Monteiro Tavares

01 de Setembro de 2020

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos, chegar os 40 significa que você já viveu metade dela. Nessa idade, o corpo começa a lançar alertas naturais, por meio de alterações no corpo e organismo.

Por isso, é muito importante consumir as vitaminas e nutrientes certos. Confira a lista com 5 dicas que separamos para você:

Vitamina B12

Ela ajuda a melhorar a saúde do sangue e do cérebro. A Vitamina B12 está presente em carnes e alimentos de origem animal, peixe, ovo, frango, leite, entre outros.

Magnésio

Ele ajuda a regular a pressão arterial, também auxilia o corpo a absorver o cálcio e desempenha papel significativo no músculo músculo, nervo e função cardíaca e controla a glicose no no sangue. É encontrado em folhas verdes escuras, feijão, soja, nozes, sementes e abacates.

Ômega 3

Foto: Divulgação

O ômega 3 ajuda a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol ruim, reduz o riso de doenças cardíacas e auxilia na manutenção da memória. Apesar de ser encontrado em peixe, nozes e vegetais de folhas, uma boa maneira de se certificar de ingerir a quantidade necessária é com os suplementos.

Probióticos

Eles auxiliam na manutenção do intestino saudável e na diminuição do risco de doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral. Os probióticos são encontrados em procutos lácteos e fermentados de soja, porém para receber a quantidade necessária é mais indicado os suplementos.

Vitamina D

Ela é essencial para a absorção de cálcio no sangue. Deficiências de vitamina D estão sendo associadas a diabetes, doenças cardíacas, esclerose múltipla e câncer de mama. Ela é encontrada em peixe, lacticínios fortificados, grãos e cereais.